Greenspan alerta para o risco de recessão

Alan Greenspan, o jubilado “maestro” da Federal Reserve, alertou ontem para um risco acrescido de entrada em recessão, segundo notícia da Reuters. Sobre a probabilidade de recessão, Greenspan afirma que esta subiu mas que se encontra ainda “algo abaixo dos 50 [%]”.

A Crise do Imobiliário. Desde há algum tempo que o sector imobiliário nos EUA é alvo de forte especulação (o que faz lembrar um outro país, à beira-mar plantado). Com a economia em alta a compra de casas tem sido um investimento seguro, havendo o incentivo do mercado ao upgrade de habitação podendo a casa antiga ser vendida com lucro. Perante um clima tão favorável, os créditos à habitação têm sido alvo de grande procura. A constante exploração deste filão levou eventualmente à criação de créditos à habitação para pessoas de crédito duvidoso (análogos aos créditos “fáceis” que proliferaram nos últimos tempos em Portugal, mas lidando com somas mais avultadas). A insolvência de muitos devedores provocou um descalabro no sector, à medida que instituições financeiras deixaram de conseguir suportar as perdas. Por cá a notícia não tem tido a atenção que devia, por ter surgido em plena silly season e com o caso Maddie a entupir os media.

Segundo Greenspan, esta crise poderá “erodir os balancetes domésticos e ter eventualmente impacto sobre o que tem sido o suporte crítico desta economia: as despesas dos consumidores” (tradução enviesada). Greenspan prevê ainda que a deflação esteja a atingir o limite e que a inflação deva atingir os 5% nos EUA e Europa. Em conversa com vários membros dos media, a propósito do lançamento do seu livro The Age of Turbulence: Adventures in a New World, salientou ainda o maior grau de dificuldade que o seu sucessor enfrenta no leme do Fed, e que teria provavelmente tomado as mesmas decisões de Bernanke. De notar que Greenspan considera mais provável que o sector da construção absorva o choque sozinho, após uma quebra no preço das habitações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s