De volta ao panteão

Via Almocreve das Petas, palavras de Aquilino Ribeiro aquando da homenagem que lhe foi prestada na Sociedade Portuguesa de Escritores:

“… Olhem sempre em frente, olhem o Sol, não tenham medo de errar, sendo originais, iconoclastas e anti, o mais anti que puderem, e verdadeiros, fugindo aos velhos caminhos trilhados de pé posto e a todas as conjuras dos velhos do Restelo. Cultivem a inquietação como fonte de renovamento”

E aproveito para referir o que me esqueci de dizer na entrada sobre a questão do panteão. Que na ala dos presidentes, entre figuras da primeira república, está Óscar Carmona. Como houve quem achasse que pôr lá Aquilino Ribeiro é que era chocante?!.. Marechal Carmona, co-conspirador do golpe de estado de 28 de Maio de 1926 que fez Portugal mergulhar em quase 50 anos de ditadura! Óscar Carmona, que colocou Salazar no poder! Para quando uma transladação do seu cadáver para um qualquer aterro sanitário?

5 responses to “De volta ao panteão

  1. Sim e já agora porque não colocar lá Álvaro Cunhal não ? e Estaline não ?

    Se fosse-mos a contar as vidas que já morreram desde XIX graças ao comunismo e ao fascismo não sei qual batia o record. Por isso é tão condenável o comunismo como o fascismo, o comunismo é diferente só porque Estaline mandou matar mais de 2 milhões na Sibéria ? E Mao Tzé Tung quantos matou ?
    Hilter não é nenhum santo como todos sabemos, não é preciso mencionar a barbárie do Holocausto.
    Aliás na republica têm a mania das igualdades não é ? porque razão querem fazer as pessoas diferentes umas das outras depois de mortas ? não são todas iguais ? LOL

  2. Não percebi o que é que Cunhal, Estaline, Mao e Hitler têm a ver com o que eu escrevi. Algum deles está no Panteão? Temo que o ramsoft seja mais um caso de analfabetismo funcional, deve ser no que dá os monárquicos abusarem da consanguinidade…

    E já agora: numa democracia as pessoas nascem iguais e depois distinguem-se pelo que fazem. O ramsoft devia ver aquele programa dos miúdos de 10 anos, talvez aprendesse umas bases.

  3. Parece que é muito complicado fazer raciocínios aqui por estes lados. E Álvaro Cunha e um dia Otelo Saraiva de Carvalho ? também não são elegíveis para o Panteão ?
    O curioso é fazerem a lavagem de cara a pessoas que durante a vida foram tudo menos democratas.

    Numa democracia as pessoas nascem iguais ??? Bem não me diga que nós somos iguais, quando é que acaba com essa hipocrisia ? Até uma criança sabe que não é igual às outras quando o pai não tem dinheiro para lhe dar um brinquedo que gosta. E essas não vão a programas da televisão para atirar areia para os olhos de quem não tem mais nada do que fazer.
    Quando houve Justiça Social neste país pode falar-me que todos têm os mesmo direitos.

  4. desculpe … enganei-me

    Quando “houver” Justiça Social neste país pode falar-me que todos têm os mesmo direitos.

  5. Tanto quanto sei, nunca fiz neste blogue qualquer referência a Álvaro Cunhal ou Otelo Saraiva de Carvalho, quanto mais “lavar-lhes a cara”.
    Não me parece verosímil que algum deles venha a ser proposto para o panteão, mas caso isso aconteça fique descansado que aparecerá aqui um post contra isso.

    Obviamente não queria dizer que as pessoas nascem literalmente iguais. Queria apenas explicar que um dos valores fundamentais da democracia é que todas as pessoas sejam, à partida, iguais perante a Lei.
    Claro que uns nascem mais ricos, uns nascem mais pobres e ainda há os que nascem cegos, por exemplo. Aí entra o estado social, cujo papel é tentar fazer com que todos tenham as mesmas oportunidades.

    Não há justiça social plena, mas há mais do que havia em épocas anteriores. É um trabalho em curso, que deve ser continuado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s