algumas coisas não evoluem mesmo…

A Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) é uma seita cristã fundamentalista que defende uma interpretação literal da Bíblia. Apesar do seu cariz fundamentalista têm crescido a um ritmo alarmante e com apoio estatal. Dividem com a Igreja Católica (IC) o espaço Ecclesia, na RTP2. Tomei pela primeira vez conhecimento disto ao ver o programa infantil da AEP, com o seu hit-single “Heil Heil, vamos lá louvar a Deus!” (pelo menos soava a isto) e o ensinamento que a evolução é uma mentira. Estão presentes em mais de 200 escolas na cadeira de Religião e Moral, onde também disputam o poleiro com a IC. Mas têm um nível de dogmatismo que os impede de fazer as mais pequenas concessões face à ciência. Este tema não é novo mas merece ser relembrado.

A AEP tem publicado este ano vários textos que dizem ser sobre ciência. Chamam logo à atenção títulos como “a historicidade do dilúvio” (em que confirmam o dilúvio universal, capaz de cobrir o Evereste) ou “previsões de catástrofes apontam para a proximidade do fim do planeta” (fala do aquecimento global como sinal claro do Apocalipse e a segunda vinda de Cristo). Num desses artigos, voltam à carga contra a evolução, com os argumentos de um ‘físico’, que terá sido “formado na UFMT“. O ‘artigo’ começa por criticar pesadamente os ‘cientistas ateus’, “fechados hermeticamente nos seus sistemas teóricos” (nem me vou debruçar sobre estes telhados de vidro). A AEP aproveita para trazer para o seu lado da barricada nomes como Galileu, Einstein e até Voltaire. Sim, o mesmo Voltaire que dedicou boa parte da sua vida a combater o dogmatismo religioso em defesa da Ciência. Segue-se uma pequena amostra da enxurrada de disparates:

Os evolucionistas acreditam que a primeira célula surgiu 4,5 biliões de anos atrás” [Não, a Terra é que surgiu há 4500 milhões de anos]

a teoria da evolução contraria (…) a primeira e segunda leis da Termodinâmica” [Começo a duvidar que este tipo tenha sequer entrado numa Universidade]

de acordo com essa lei universal [2ª lei da termodinâmica], as estruturas mais simples não se tornam mais complexas como afirma a teoria evolucionista. ” [Pois é, quando se coloca uma semente na terra é impossível ela transformar-se numa árvore por causa da entropia..]

em nenhum museu de ciências naturais do mundo alguém vai ver um esqueleto real de hominídeo, simplesmente porque (…) nunca foram encontrados” [sem comentários, mas com link]

jamais foram encontrados no registo fóssil as formas transitórias requeridas pela teoria da evolução” [Referem-se a grandes transições ou evoluções mais modestas?]

E a AEP há de continuar, com a conivência do Estado Português, a difundir este ror de barbaridades na televisão e nas escolas.

14 responses to “algumas coisas não evoluem mesmo…

  1. Conceitos ignorantes ,perniciosos “heil heil”e falhos de objectividade, são a pior religião. A biblia tem varios items, alguns podem ser de interpertação, os poeticos etc, outros não; os profecticos por exemplo.”`Sò quem è do espirito discerne as coisas espirituais”. A verdadeira ciencia prova-se por si mesmo não é dubia, pobre “ciencia” que precisa de concessões; Apòs alguns seculos a TE permanece uma teoria, bizarro no minimo não? e não será opurtuno reve-la, ou é tabu? busca o entendimento e o encontrarás. que Deus te abençõe e ilumine o teu caminho.

  2. Domingos Silva,
    Peço que abra a bíblia no Deuteronómio 13, versículos 7-12:
    «(…)se o teu irmão, filho da tua mãe, o teu filho ou a tua filha, a tua companheira ou o amigo a quem estimas vier secretamente seduzir-te, dizendo: “vamos servir os deuses estrangeiros” (…) tens o dever de o matar. a tua mão será a primeira a levantar-se contra ele para lhe dar a morte e, a seguir, a mão de todo o povo. apedrejá-lo-ás até morrer(…)»
    Isto é poético ou profético?
    A ciência não se prova a si mesma, prova-se com a realidade.
    A evolução é chamada teoria por razões históricas, hoje é unanimemente aceite pela comunidade científica. Pode ser revista quando se quiser, mas são precisas provas para refutá-la. Provas que ainda ninguém apresentou.
    Que a razão e o conhecimento iluminem o teu caminho.

  3. A Mansarda fala de muita coisa, mas não dá coisa nenhuma. Por outro lado o movimenhto evangélico tem apresentado ao homem algo que transforma as suas vidas.para melhor,

  4. Acho que é nesse “para melhor” que discordamos.
    Desculpe-me a franqueza, mas o que tem a ignorância de positivo?

  5. Pingback: O que José Manuel Fernandes insiste em não perceber (2) - O que é o “novo ateísmo” « a mansarda

  6. Na realidade o autor do Blog pouco sabe sobre os evangélicos … a não ser peças soltas de textos que leu na transversal.
    O amigo ao odiar tanto os evangélicos está a espressar o seu profundo sentimento contra Luter King (pastor evangélico)
    Lutero (um reformador que permitiu que o amigo falasse com a liberdade que está a ter)
    Nelson Mandela (presidente de África do Sul)
    John Wesley (promotor da leitura em Inglaterra, por isso nestas matéria têm os indices mais elevados)
    Tenho uma lista de no mínimo 60 evangélicos que influenciaram a sociedade … fora os menos conhecidos …

    Economia:
    Recomendo que veja a economia dos países de cariz evangêlico: Filândia, Dinarmarca, suécia, noruega, Alemanha, Suiça, Canadá, EUA, Austrália …
    Já agora sabia que estas instituições são de origem nos evangélicos ?
    Cruz Vermelha
    Cruz Azul
    World Vision (Visão Mundial) ONG
    Teen Challange (Desafio Jovem)
    Exército de Salvação
    A Rocha (virada para o ambiente e a ciência)

    Empresários:
    Colgate (esse das pastas de dentes )
    Kerlogs (esse dos cereais)
    Ford (inventor do auto com o seu nome)

    Não escrevo mais porque não tenho espaço … Se quiser mais posso ajudá-lo a conhecer melhor os evangélicos

  7. Como é posivel dizer-se tanta barbaridade a res-
    peito da Aliança Evangélica Portuguesa,só al-
    guém com espirito satânico pode proferir tais
    pensamentos…que Deus o abençoe.

  8. São crenças estúpidas. Interpretar literalmente a bíblia… um homem feito de barro, uma mulher feita a partir de uma costela, uma serpente que fala, uma humanidade que resulta do incesto… e o satânico sou eu?

  9. E como nunca cheguei a responder ao Jorge:

    Eu estou a falar da aliança evangélica portuguesa… aqui e agora. Não do protestantismo ao longo da história.

    A AEP é uma instituição que promove a ignorância, e nem toda a pasta de dentes e corn flakes do mundo mudam isso.

  10. Não há nada que mais divida as pessoas do que a religião. Tudo serve para que as pessoas se insultem agridam e até se matem em nome do seu deus.
    Não há dúvida que as religiões foram criadas pelos homens pois de outro modo teriam outro resultado e eficácia.
    Aliás, a própria Bíblia é o que é por acaso, pois foi elaborada no Concilio de Niceia, Sec. III.
    À medida que o Homem va conhecendo a genese das coisas cada vez mais serão questionadas as afirmações bíblicas.
    É um facto que as igrejas que compõem a AEP têm tendência para um certo fundamentalismo e daí a divisão em centenas de igrejas.

  11. Meus caros,

    O segredo está no equilíbrio. Todos temos uma fé, algo em que acreditamos, até mesmo os ateus acreditam em algo. Devemos respeitar isso.
    Há evangélicos e evangélicos, e colocar os radicalistas no mesmo saco de todos os outros, é no mínimo ignorância.
    Há lideres evangélicos, formados em Física, Teologia e Filosofia. Procurem por Robson Rodovalho na Wikipedia.
    Peço que mostrem tolerância para com quem tem outra crença que não a vossa. Há espaço para todos, e o respeito mutuo é sinal de civismo e sabedoria.
    Levar a Biblia “à letra” é mesmo ignorância, pois a mesma é cheia de parábolas, exemplos e comparações. É preciso realmente estudá-la para a compreender. Não se pode abrir, ler de repente e criticar, esperando ter razão.

    Cada um acredita no que deseja acreditar. Respeitem essa decisão.

    Critiquem, mas façam-no de maneira sábia sem ferir aqueles que são pessoas sérias e respeitosas.

  12. Boa Noite

    Poderia ter lhe dado para implicar com tantas organizações ou partidos ou seitas,mas de facto não existe nenhum relato de violencia da Parte da Aliança Evangelica.Antes pelo contrario.E dou Graças a Deus pela Influencia da AEP neste País seja nas escolas seja nos midia porque de facto ainda existe um Povo temente a Deus, e que permite um equilibrio numa sociedade cada vez mais corrompida sem valores, Em que a familia deixou de ser composta por pai e mãe.Por isso o seu texto acaba por ser tão ambiguo,que ao principio pensei que falava de uma organização terrorista a ETA, ou coisa assim …….Mas se considera a AEP uma ameaça,é melhor esconder-se porque ELES ANDAM Ai……….!!!!!!!Agora a serio. Seja coerente e tente perceber realmente o que a AEP.

    Abraço
    Pedro

  13. Assino por baixo do escrito pelo Pedro Duarte. Acima de tudo, tentem saber o que realmente é a Aliança Evangélica Portuguesa. Procurem na Wikipédia ou em http://www.portalevangelico.pt. Ficarão a saber para que foi formada esta ASSOCIAÇÃO.

    Quanto às interpretações literais da Bíblia, não são tão literais como querem dar a entender. Até porque se fossem… meio mundo estaria morto ou mutilado, segundo as leis do Antigo Testamento.

    Se querem falar de algum assunto, procurem informar-se primeiro. É bonito e só fica bem.

    Cumpts.
    Maria José

  14. DEUS tenha misericordia de portugal os evangelicos estao levando a palavra que liberta a aliança evangelica portuguesa e uma bençao que portugal converta a fe evangelica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s