Igualdade, se faz favor

É uma tendência que às vezes me preocupa um bocado. Gostava de salientar que esse conceito novo de ‘discriminação positiva’ não existe. A positiva para uns não passa de negativa para outros. Primeiro foram os seguros mais baratos para mulheres, com os quais ninguém refilou (ai, os abusos da estatística). Também nunca gostei das quotas. Nem gostei de ouvir que um centro comercial manhoso decidiu ter lugares exclusivos para mulheres. Não para grávidas ou com crianças de colo, mas para qualquer mulher e interditos a homens. À primeira vista, tal como as quotas, parece-me um pouco ofensivo e paternalista, já que os lugares são manifestamente mais largos que os destinados a deficientes. Mas isso não me cabe a mim comentar. Comento por ser uma medida discriminatória e anti-constitucional. Sim, são só 4 lugares cor-de-rosa em 1400, mas trocando a palavra género por raça, ou invertendo as posições, isto teria gerado mais celeuma. Pode ser um pedantismo da minha parte, mas é uma questão de princípio que é facilmente ignorada (e acho que escrevi isto mais por causa dos seguros).

Portanto, para que não restem dúvidas, aqui fica a segunda alínea do artigo 13º da Constituição Portuguesa (princípio da igualdade):

« Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.»

Que isto sirva também para outras questões. Quanto ao centro comercial, parece que faz o que pode para ser falado. Também não percebi se certas instalações são WC ou um estranho masturbatório.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s