Sarkozy e Bush

Eu tinha de pôr aqui esta imagem (a cara do Sarkozy…). Já agora fica também a notícia: Sarkozy foi muito aplaudido no congresso americano, e parece que as relações entre os dois países vão de vento em popa. Longe vai o tempo das freedom fries… (BBC|Spiegel|LeMonde)

Lendo o discurso de Sarkozy não é difícil perceber a standing ovation.(e parece que a França vai voltar para a NATO) O presidente francês esforçou-se por fazer esquecer Chirac num longo e rasgado elogio aos EUA: desde Lafayette, passando por como os EUA salvaram a Europa nas duas guerras mundiais, plano Marshall, Kennedy, Elvis Presley, John Wayne… A ênfase esteve sobre a insegurança mundial e a necessidade de combater o terrorismo e a proliferação nuclear, pontos muito queridos na agenda americana. Pelo meio tocou na falta de empenho dos EUA no aquecimento global e na necessidade de repensar o FMI e o Banco Mundial. Resumindo, alinhamento estratégico mas com reservas:

I want to be your friend, your ally and your partner. But a friend who stands on his own two feet. An independent ally. A free partner.

Maior tentativa de aproximação mas a promessa de ainda dar algumas dores de cabeça a Washington (o costume). E para fechar, Sarkozy escolheu Lafayette outra vez:

It is this ambitious France that I have come to present to you today. A France that comes out to meet America to renew the pact of friendship and the alliance that Washington and Lafayette sealed in Yorktown.

Tanta conversa sobre as ambições da França e Lafayette lembra-me um excerto de Eddie Izzard (aí pelos 3 minutos, mas vale a pena ver o resto)…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s