De volta ao acordo ortográfico

A propósito do acordo ortográfico para a língua portuguesa, a Ilha dos Amores revelou que foi criada uma petição contra. Volto a apelar para que se deixe a língua em paz, ela que mude por si própria se quiser. A petição contra o acordo toca nos pontos que mais me incomodaram (e a muita gente): a supressão de consoantes mudas que servem para abrir a vogal que as precede. Também Desidério Murcho já mostrou o seu descontentamento com o acordo no De Rerum Natura. Eu já estou mentalizado para a próxima fase: a desobediência civil. Quem já não tem aulas de português pode escrever como bem entender, e nada como ignorar os aspectos idiotas do acordo. Mas se a petição conseguir resolver alguma coisa, tanto melhor.

Se por acaso passar por aqui alguém a favor do acordo ortográfico, por favor iluminem-me sobre as alterações: PORQUÊ? Com que objectivo? Quais são as vantagens? Vai resolver exactamente o quê? As razões que tenho ouvido não convencem ninguém.

2 responses to “De volta ao acordo ortográfico

  1. Caro
    Não falando daquilo que já falo no meu blog, e que é que o acordo não vai resolver nada (parece-me que as coisas que resolvem coisas… saõ as coisas que nunca se fazem!) – para além disso, não se trata das consoantes mudas, sequer. Isso é como eles tentam levar as pessoas, lançar areia para não vermos.
    Alguma vez nos dizemos fato??? Não dizemos o c ?
    Alguma vez nós dizemos contato? Não dizemos o c?

    É que tudo aquilo não tem por onde se lhe pegue!

    Obrigadíssima. Há muito gente que nada faz nem diz. Eu não sei se depois vão bradar aos céus que ”eles” é que fazem tudo mal! – mas parece-me que sim!

    Na verdade, há tão poucas pessoas a dizer alguma coisa, que é essencial continuarmos a manifestar-mo-nos!…

    Cumprimentos!

  2. E passou um aninho, e vai avançar. Mas a gente continua a resistir. Mantenha-se unido `a resistência – :)).
    Desde já cumprimentos e bom Natal.

Deixe uma Resposta

