Monarquia ad nauseum

Foi colocado um comentário no fórum democracia real, um fórum monárquico, que refere aqui a mansarda. O autor é Rui Monteiro, aka ramsoft, que no site em questão tem o título de vice-presidente (num fórum monárquico não sei se isto é bom ou mau). Eis o conteúdo do comentário.

«Meus caros
Deixo-vos também uma longa discussão entre um republicano e eu que deu para mais de duas semanas até que o homem calou-se definitivamente … talvez por falta de argumentos.»

Primeiro uns pormenores técnicos: a discussão em causa durou mais de três semanas, chegando perto dos trinta comentários (estendeu-se por dois posts antigos), numa altura em que o tempo não abundava nestas paragens. Penso que estes dados dão uma pista sobre as razões de ter deixado de responder. Foi uma discussão entediante, em que foi preciso refutar os mesmos pontos vezes sem conta. Já agora agradecia que não me chamassem republicano na proximidade de eleições nos EUA, até parece mal. Pode alguém ler isso sem saber que ainda existe gente a defender uma regressão para a monarquia.

Outra pista sobre porque é que terei deixado de responder, no fim do meu último comentário(9/Dez) na dita discussão:

Volto a reiterar que estou farto da discussão, e que já ficou provado que nenhum de nós vai mudar de opinião. Há algum limite para a discussão? Aí pelos 30 comentários? 300?

Passando então para o comentário final de ramsoft, o tal que me terá deixado sem argumentos, para poder refutar convenientemente os argumentos sem nexo que foram debitados:

«Vou deixar duas ideias para finalizar a minha intervenção :

Democracia
1 – “Porque razão só a partir de 1974 as mulheres passaram a ter os mesmos direitos que os homens e passaram a votar ?” Acha mesmo a republica democrata ? se é teve Alzeimer durante muitos anos ….»

Com argumentos deste tipo, é difícil ter pachorra para responder. O pior é que são repetidos ad nauseum. Se em 1974 tivesse havido uma restauração da monarquia, talvez isto estivesse perto de fazer sentido. Se as mulheres tivessem o direito de votar durante a monarquia, talvez isto não fosse um argumento estúpido. Por acaso a nossa república é (relativamente) democrata. A terceira república, que é o que eles querem abolir em nome de uma monarquia, é o regime mais democrático que alguma vez tivemos.

É uma variação sobre um dos argumentos preferidos dos monárquicos: apontar defeitos à primeira república, que foi um desastre, e à chamada “segunda república”, que nem sequer foi propriamente uma república. Mesmo que esses defeitos também existissem na monarquia, para levar o argumento ainda mais ao ridículo.

«2- “Portugal sempre foi Grande em Monarquia … em republica é para esquecer” Verifique dados estatísticos e vai ver que só estamos em primeiros a contar do fim em tudo.»

Pachorra… Pois é, Portugal foi uma grande potência antes da implantação da república, graças ao trabalho de D. João II, um monarca. Um monarca absolutista, já agora. Isto é uma prova da vantagem do autoritarismo absolutista? Tivemos D. João II e depois uma longa série de reis inaptos, que reinstauram a inquisição, expulsaram judeus, cortaram as pernas à inovação e ao espírito empreendedor, incutiram o fanatismo católico conservador na população e ajudaram a que o país se deixasse ficar para trás em todos os aspectos. Nos últimos anos da monarquia já Portugal estava muito longe dos tempos áureos, era um país falido povoado por ignorantes (é duro mas é verdade). A ditadura não ajudou nada, antes pelo contrário, e só agora estamos a tentar recuperar do lindo trabalho destes líderes iluminados.

«p.s. : o fundador do nosso país não era presidente da republica, era D.Afonso Henriques e que eu saiba é da família de D.Duarte»

O fundador do nosso país não era presidente da república, isso é verdade. Em que é este facto relevante? Não faço ideia. Quanto ao D.Duarte ser da família de D. Afonso I, haja pachorra…

Nem vou discutir que o poder em democracia não é hereditário, com monárquicos não vale a pena. Como explicar então a esta gente que o português médio pertence tanto à família de D. Afonso Henriques quanto D.Duarte? A estatística, a genética e a história já arrasaram essas utopias monárquicas de achar que uma família mantém o seu sangue ao longo dos séculos. Por exemplo, se um de nós pudesse traçar a sua árvore genealógica até ao tempo de D. João II, umas vinte gerações atrás, teríamos nessa altura entre 600 mil e um milhão de antepassados (ref), ou seja, quase toda a população portuguesa nessa altura. Se quisermos recuar até ao tempo de D. Afonso Henriques somos todos da família dele, tal como seremos da família de quem lhe limpava os estábulos.

A única diferença é que os monárquicos guardam registos disto tudo (só as partes boas da família), enquanto as pessoas de bom senso não se dão ao trabalho porque isso não interessa para nada. Mesmo admitindo que as práticas incestuosas da monarquia tiveram algum valor a preservar a linhagem (e fechando os olhos às infidelidades), os parentes mais directos da família real foram precisamente alguns dos piores governantes que Portugal teve.

Antes de invocarem pertencer à família de D. Afonso Henriques ou de D. João II, pertencem à família de D. Maria, a Louca, e de Afonso VI, aquele que foi afastado do trono por ser “mentalmente instável”. E se recuarmos até ao tempo de D. João II, descobrimos que a família real tem maior afinidade com a família que conspirou para matar o rei e entregar o país a Espanha do que com o príncipe perfeito (que só deixou um filho ilegítimo do qual muitos de nós serão ‘parentes’ sem o saber).

Só falta mais um argumento brilhante, capaz de deixar qualquer um sem resposta…

«E feitos da monarquia constitucional antes de 1910 :

– primeira constituição
– abolição da pena de morte
– economia ao nível dos países mais desenvolvidos situando-se a meio da tabela. ( hoje somos os últimos ).

A verdade é dura quando não queremos acreditar nela.
Fica bem

VIVA PORTUGAL !!!»

Ena, economia ao nível dos países mais desenvolvidos antes de 1910? Deve ser anedota. Eu tinha a impressão que D. Carlos tinha deixado o país ir à bancarrota por duas vezes no seu reinado. Alguém aqui está a precisar de rever a História…
Quanto à abolição da pena de morte, é difícil aboli-la depois de estar abolida. E resta perguntar quem é que instaurou a pena de morte, tornando a abolição necessária… terá sido a república?

Da mesma forma, era complicado a república produzir a “primeira constituição”. A constituição que temos é claramente superior à constituição do século XIX. E também lanço uma pergunta retórica aqui: porque é que com a nossa monarquia iluminada só tivemos um documento constitucional seis séculos depois da Magna Carta inglesa? A república pode ter demorado tempo a reagir aos movimentos sufragistas, mas em atrasos a monarquia vence aos pontos…[P.S.: D.Duarte é bisneto de D. Miguel, aquele que tentou repudiar a constituição e impor o absolutismo em Portugal]

Convém ainda salientar que todos estes feitos precedem a implantação da república, tal como precedem a implantação do telefone. Vamos abolir esse instrumento do demo e recuperar a glória do país?

Haja pachorra…

2 responses to “Monarquia ad nauseum

  1. LOL

    Instrumento do Demónio ou do Santanas foram os Regicídas :

    – Manuel Buíça
    – Domingos Ribeiro
    – José Maria Nunes
    – Alfredo Costa
    – Fabrício de Lemos e Ximenes

    Esses foram instrumentos do DEMÓNIO que ajudaram o vosso regime a subir ao Poder. Não me diga que é democrata se concordou com isto.

    Que eu saiba o vermelho na bandeira republicana significa SANGUE

    O azul na Bandeira Monárquica significa

    LIBERDADE

  2. Opá mas acredita que existe o “demo” ???

    Então você não é ateu ? tecnicamente não devia acreditar nessas coisas … que incongruência LOL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s