728 dos 774 prisioneiros enviados para Guantanamo passaram por Portugal

«As nações da Europa, aberta e correctamente, dissociam-se de Guantanamo. De facto, até vozes americanas muito poderosas, como a do ex-Secretário de Estado americano, Colin Powell, pedem agora o seu encerramento. É então algo preocupante descobrir que eu, e centenas de outros como eu, fomos transportados em correntes, com máscaras na cara, de ouvidos tapados e capuzes, sobre território português antes de chegarmos à prisão mais célebre do mundo.» – Moazzam Begg, cidadão britânico libertado de Guantanamo em 2005 (ref)

The Journey of Death – Over 700 Prisoners Illegally Rendered to Guantanamo Bay With the Help of Portugal é o título do relatório publicado hoje pela Reprieve. As conclusões são peremptórias: segundo Clive Stafford da Reprieve, sem a cumplicidade de Portugal nenhum dos 728 prisioneiros teria chegado a Guantanamo. O relatório da ONG contém uma lista com os nomes dos 728 prisioneiros transportados através de território português, incluindo fotografias e testemunhos de alguns, bem como os registos de voo obtidos por Ana Gomes em 2006 que revelam 94 voos com origem ou destino em Guantanamo e escala na base das Lajes, nos Açores, entre 2002 e 2006. O relatório revela ainda que pelo menos 9 dos prisioneiros terão sido torturados em prisões secretas da CIA antes de serem enviados para Guantanamo.

A Procuradoria-Geral da República afirma que a decisão final do inquérito crime aberto em Fevereiro de 2007 será conhecida dentro de dias. Aguarda-se a revelação de quais os papéis de Durão Barroso (perdão, José Manuel Barroso), Santana Lopes e José Sócrates nesta colaboração com a violação de direitos humanos – com especial ênfase para o primeiro.

[Já agora uns pormenores em relação à forma como a SIC deu a notícia. Para além de a citação de cima ter sido atribuída ao ex-prisioneiro errado, apesar de os eventos se terem passado nos Açores a edição da noite – ver vídeo – abriu a notícia com uma imagem Google Earth da Madeira… não é bem a mesma coisa.]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s