As remodelações

Isabel Pires de Lima e Correia de Campos exonerados “a seu pedido”, bem como Amaral Tomás, secretário de Estado dos assuntos fiscais, substituído por Carlos Baptista Lobo. As razões apontadas? “Outro élan” para a cultura e “restaurar a relação de confiança” na saúde. Também ninguém esperava uma justificação a sério. E parece que vêm mais remodelações a caminho.

José António Pinto Ribeiro é então o novo ministro da cultura. O currículo impressiona, ao ponto de o ministro até parecer subaproveitado – será apenas um teste a ver se tem estofo para ministro, prenunciando um eventual salto para a justiça num governo futuro? – e Pinto Ribeiro disse vir para “fazer mais com menos”. É sempre uma boa ideia, mas é pena que logo a seguir tenha admitido não ter ainda “lido os dossiers”, o que implica não ter uma ideia clara do que é o “mais” que vai fazer nem o “menos” com que o vai conseguir. Mas ninguém leva a mal, porque se há uma certeza sobre o governo em Portugal é esta: pode fazer-se mais com menos.

Já a entrada de Ana Jorge é mais difícil de compreender. Correia de Campos disse ter condições para continuar até ao fim da legislatura, apesar dos protestos. Não seria então preferível aguentar mais um pouco, pelo menos até se saber o veredicto do julgamento de Ana Jorge no Tribunal de Contas. Parece um critério relevante na escolha de uma ministra saber se teve ou não alguma responsabilidade nos “pagamentos indevidos” de 80 milhões (da parte de Ana Jorge o estado pedia 3,5 milhões) ao hospital Amadora-Sintra pela ARS de Lisboa. Mas o gabinete do primeiro-ministro garante que “ela não merecia nada disto”, que é “seríssima” e “rigorosíssima”. E isso deve bastar para qualquer cidadão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s