A bíblia sobre a violação

Ainda a propósito do caso do arcebispo que excomungou todos os envolvidos no aborto a uma criança violada, deixando de fora o violador. Porquê? Segundo o arcebispo:

«Ele cometeu um crime hediondo, mas não está incluído na excomunhão. Existem tantos outros pecados graves. Mais grave do que isso, é o aborto, eliminar uma vida inocente» (ref)

Pois, casos que levam à excomunhão são coisas graves como o aborto, heresia, apostasia, consagração de um bispo sem autorização ou bater num papa (às vezes apetece). Violação de crianças nem por isso, basta ver como a igreja protegeu padres pedófilos de acções judiciais.

O que me leva a pensar sobre o aborto e a violação na ideologia das religiões de Abrão e nas tretas revelações que as guiam. A bíblia nem prevê o aborto. Segundo a interpretação da igreja católica, o aborto cai dentro do enquadramento legal do “não matarás”. Isto embora nada na bíblia especifique quando começa a vida humana, pelo que seria lógico a igreja aceitar as conclusões científicas sobre o assunto. Mas lógica e igreja não são os melhores amigos, e lá tem o óvulo fecundado de ser promovido a ser humano.

Então e quanto à violação? A a palavra do senhor deus todo sapiente e todo poderoso e todo amor deveria ter algo sobre isso… Mesmo a sociedade da idade do bronze bárbara, ignorante e retrógrada inspirada por deus que serve de referência para os valores morais da igreja devia lidar com violações e ter leis sobre isso. E tem, embora nada específico sobre violação de menores.

A violação só está prevista no caso de mulheres virgens; nas não virgens (que se assumem casadas) conta a lei do adultério (homem e mulher apedrejados até à morte). Dentro das virgens há a distinção entre as noivas e as não prometidas a ninguém. Porquê esta distinção? Porque, segundo a bíblia misógina sagrada, a mulher é algo equiparável a propriedade de um homem, como nos mostra o décimo mandamento:

«Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença» (êxodo 20:17)

Passando agora para o capítulo 22 do deuteronómio, que tem uma secção dedicada à violação (o deuteronómio é um livro de leis, onde também está o tal “não matarás”). No caso de uma noiva virgem que tenha sido forçada «nos campos» por um homem que «usou de violência para com ela», ele será morto. Porquê «nos campos»? Porque se for na cidade também ela será morta, já que se ninguém a acudiu antes do acto é por ela «não ter gritado, pedindo ajuda, encontrando-se na cidade». Se a moça não for noiva de ninguém, aplica-se a seguinte lei absurda divina:

«Se um homem encontrar uma donzela virgem, que não esteja noiva, e sobre ela exercer violência, abusando dela, e se forem surpreendidos em flagrante, o homem dará ao pai da donzela cinquenta siclos de prata, e ela tornar-se-á sua mulher, porque a violou. » (dt 22:28-29)

Relembro que o castigo para um filho que desobedeça aos pais, ou para alguém que apanhe lenha ao sábado, é o apedrejamento até à morte. Para não falar do simpático que é fazer a vítima viver com o violador. Para dar uma ideia do que representam 50 siclos de prata: se um marido acusar a mulher de não se ter casado virgem, e os pais da moça apresentarem as vestimentas com sangue da noite de núpcias para a ilibar, o marido terá de pagar 100 siclos de prata pela calúnia. Caso contrário ela será… apedrejada até à morte. À frente da porta dos pais.

One response to “A bíblia sobre a violação

  1. Adorei esse site vou indicar para meus amigos, o conteúdo é parecido com o do http://www.contradicoesbiblicas.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s