A igualdade nada retira

«(…) Ninguém está a exigir que alguma igreja tenha de santificar casamentos de casais do mesmo sexo.(…)
Mas os opositores ao casamento gay têm razão numa coisa: o Casamento é um importante marco social. Quando o divórcio foi legalizado, quando a contracepção foi encarada como uma escolha privada dentro do casamento, quando às mulheres casadas foi dado o direito ao seu próprio crédito e herança, e quando os casamentos inter-raciais foram permitidos, o casamento foi a fornalha onde as mudanças na sociedade foram forjadas. Em cada vez, o casamento “tradicional” foi visto como estando sob ataque. (…)» — Protect all marriages, Editorial do Boston Globe em Outubro de 2005

Recomendo a leitura do editorial, especialmente para quem achar as comparações demasiado abusivas ou que o assunto só interessa a homossexuais.  O Movimento pela igualdade no acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, lançado dia 31 de Maio, contava já com quatro mil assinaturas ao fim do quarto dia. Da última vez que espreitei andava pelas 4500 e espero que continue por aí fora. A minha opinião não anda muito longe disto:

Mesmo para quem tem fortes crenças religiosas a questão devia ser simples. O que se segue foi escrito por Colin Johnson,  bispo da diocese anglicana de Toronto, aquando do acórdão do STJ Canadiano que permitiu ao governo legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2004:

«(…) O casamento é uma instituição civil e, para alguns, religiosa. Estes dois aspectos não são idênticos. (…)

A opinião de hoje refere-se principalmente à definição civil de casamento, e também reafirma a protecção para as convicções religiosas que suportam a segunda.

Na lei civil, o casamento é um contrato. Nós apoiamos o desejo e, cremos, obrigação do governo de manter a igualdade de todas as pessoas perante a lei. Direitos sobre propriedade, heranças, acesso a cuidados e apoio pessoal, são assuntos de justiça, e devem estar ao alcance de todos de uma forma justa e equitativa. (…)»  [ref]

Nem mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s